Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Biomas: Amazônia e Mata AtLântica

O trabalho descrito abaixo, foi desenvolvido pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, coordenados pelo professor de Ciências, Geografia e História da série.
O Projeto Anual Conhecendo o passado para escrever o presente – Verdes Caminhos de Euclides da Cunha tem como objetivo conhecer o legado euclidiano sobre a Amazônia, estabelecendo relações com ambiente Amazônico atual e com a Terra Natal do escritor.


VERDES CAMINHOS DE EUCLIDES DA CUNHA: BIOMAS: AMAZÔNIA E MATA ATLÂNTICA

5º ano

Professora responsável: Cristiane Mulin


Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, coordenados pela professora Cristiane Mulin trabalharam pesquisando os Biomas Amazônico e da Mata Atlântica. Algumas espécies de animais e plantas nativos dessas regiões do Brasil foram selecionadas para o estudo. Confeccionaram uma maquete de massa de modelar artesanal para cobrir os mapas da Região Amazônica e do Estado do Rio de Janeiro, dando destaque ao relevo específico das regiões e a hidrografia do Rio Paraíba do Sul e do Rio Purus. E ainda, construíram fichas com as identificações da flora e da fauna estudadas.

Verdes Caminhos de Euclides da Cunha - Cantagalo e Acre

Ostrabalho descrito abaixo, foi desenvolvido pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, coordenados pelo professor de Ciências, Geografia e História da série.
O Projeto Anual Conhecendo o passado para escrever o presente – Verdes Caminhos de Euclides da Cunha tem como objetivo conhecer o legado euclidiano sobre a Amazônia, estabelecendo relações com ambiente Amazônico atual e com a Terra Natal do escritor.


VERDES CAMINHOS DE EUCLIDES DA CUNHA: CANTAGALO E ACRE

4º ano


Professora responsável: Erenita Pietrani


Inseridos no Projeto anual Conhecendo Passado para Escrever o Presente – Verdes Caminhos de Euclides da Cunha, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I estudaram o Rio Paraíba do Sul, valorizando a Hidrografia de Cantagalo – Terra Natal de Euclides da Cunha e o Rio Purus, no Acre, onde Euclides da Cunha em 1904 e 1905 fez sua Expedição Amazônica – o que justifica o eixo estudado durante esse bimestre.
A pesquisa sobre o Rio Paraíba do Sul se concretizou em uma aula-passeio à São Sebastião do Paraíba - 4ºdistrito de Cantagalo. Os alunos tiveram acesso à história do Distrito por meio do Sr. Sebastião, morador antigo da região e da professora Erenita Pietrani. A aula-passeio teve um roteiro muito interessante cheio de aventuras. Os alunos conheceram o relevo da região, a Praça, a Escola Municipal, o Estádio, o Rio Paraíba do Sul, a Biblioteca Municipal, a Igreja Católica, o Comércio local, etc... A professora Erenita levou o mapa do distrito e conversou sobre a cartografia do lugar. As crianças deixaram registradas nas fotos e em frases suas impressões sobre a visita: Adorei a excursão, foi emocionante! Aprendemos coisas muito interessantes, como por exemplo, que o Rio Paraíba separa o Estado do Rio de Janeiro do estado de Minas Gerais. Gostei da biblioteca e do colégio. Achei a praça muito limpinha. As pessoas que moram lá são muito legais, algumas vieram conversar com a gente.

Fronteiras que aproximam sabores

O trabalho descrito abaixo, foi desenvolvido pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, coordenados pelos professores de Ciências, Geografia e História da série.
O Projeto Anual Conhecendo o passado para escrever o presente – Verdes Caminhos de Euclides da Cunha tem como objetivo conhecer o legado euclidiano sobre a Amazônia, estabelecendo relações com ambiente Amazônico atual e com a Terra Natal do escritor.


FRONTEIRAS QUE APROXIMAM SABORES

3º ano

Professora responsável: Nilcélia Câmara Luz

Viajando nos Verdes Caminhos de Euclides da Cunha, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I escolheram para pesquisar duas árvores frutíferas brasileiras: o Açaizeiro – árvore nativa da Região Amazônica e o Cambucazeiro – árvore nativa da Mata Atlântica.
Depois da pesquisa a turma embarcou numa aula-passeio com muito verde. Em busca do Cambucá as crianças, juntamente com a professora Nilcélia percorreram alguns pontos de nossa cidade. A primeira parada foi no Horto Florestal onde fotografaram imagens de mudas de Cambucás que tinham sido atacadas por formigas, informação que receberam do Sr Luís – atual responsável pela limpeza do Horto. Além das mudas conheceram um pé adulto de Cambucá com um fruto ainda verde. A segunda parada foi em frente à Pousada dos Cambucás onde encontraram uma árvore bem jovem. Na Praça João XXIII viram uma outra árvore jovem. No Sítio do Senhor Edmo, sem a presença das crianças, foi realizado o registro do maior cambucazeiro próximo ao Colégio – uma árvore adulta, com frutos grandes e maduros, mãe da árvore da Praça.

Plantas Medicianis da Amazônia e Mata Atlântica

O trabalho descrito abaixo, foi desenvolvido pelos alunos do 2º do Ensino Fundamental I, coordenados pelos professores de Ciências, Geografia e História da série.
O Projeto Anual Conhecendo o passado para escrever o presente – Verdes Caminhos de Euclides da Cunha tem como objetivo conhecer o legado euclidiano sobre a Amazônia, estabelecendo relações com ambiente Amazônico atual e com a Terra Natal do escritor.


PLANTAS MEDICINAIS: REGIÃO AMAZÔNICA E MATA ATLÂNTICA
O que você preserva, volta em vida para você!

2° ano

Professora responsável: Cristina Marini - Professora de Matemática e Ciências do 2º ano

Professora convidada: Lineze Santana Cruz Pecly - Professora de Matemática e Física do Ensino Médio



Viajando nos Verdes Caminhos de Euclides da Cunha, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I aprenderam em conjunto com os estudos euclidianos sobre a Amazônia, alguns conteúdos relacionados ao ambiente Amazônico e Cantagalense. Construíram um terrário composto de algumas mudas de plantas medicinais da Região Amazônica e da Mata Atlântica coordenados pela professora Cristina Marini - professora de Matemática e Ciências da turma e a professora Lineze Santana Cruz Pecly - professora de Matemática e Física do Ensino Médio de nosso Colégio. Para construção do terrário a turma seguiu as seguintes etapas: uma camada de pedras, outra de carvão vegetal, areia, argila e terra com húmus repleta de material orgânico e minhocas para produzir mais húmus. E no último andar, algumas mudas de plantas medicinais: gengibre, cânfora, babosa, alecrim, manjericão, boldo, poejo, erva-cidreira, em seguida, o grupo molhou as mudas e cobriu todo o vidro com plástico. No dia seguinte a professora Cristina Marini foi visitar o terrário com as crianças e para surpresa tinha chovido no terrário. As crianças ficaram interessadas no acontecimento, a professora aproveitou a oportunidade para explicar o ciclo da água: a água que foi utilizada para regar penetrou nas mudas pela raiz e foi liberada pelas folhas por meio da evaporação. O ambiente não absorveu todo o vapor que se instalou nas paredes e no teto do terrário. Quando o nível de umidade do ambiente ficou saturado aconteceu a chuva que nada mais é do que a devolução da água ao solo.

ACRÓSTICOS

Professor: Ludmar Lameirinhas Longo
Disciplina: Português
Série: 6º ano do Ensino Fundamental


Acrósticos

Acróstico: s.m. Arte poética; composição em que as letras iniciais dos versos formam, lidas verticalmente, palavras ou frases.
(In. Mini-Aurélio – O Dicionário da Língua Portuguesa; Ed. Positivo)

Proposta de atividade:
- Pesquisar sobre Canudos, Antônio Conselheiro e Euclides da Cunha.
- Criação de acrósticos a partir das palavras sugeridas (Antônio Conselheiro, Euclides da Cunha e Canudos)

Acrósticos selecionados:

Cidade humilde
Antônio Conselheiro a fundou
No interior do nordeste baiano ele surgiu
Uma guerra contra o exército a destruiu
Dntre os guerreiros morre Antônio Conselheiro
O nosso líder valente nunca desistiu
Sempre aprendemos com isso, um pouco do nosso Brasil

Guilherme Mateus da Cruz Mendes Vieira


Construída no Sertão
Antônio Conselheiro foi quem a fundou
Numa fazenda abandonada foi criada
Uma cidade destruída pela Guerra
Descrita por Euclides da Cunha
Opovo ali se organizava
Será sempre lembrada

Felipe Marques Palma



Cidade construída por
Antônio Conselheiro
Nunca me esquecerei
Uma cidade que viveu a guerra
Destruída pelo fogo
Os militares a descobriram
Situada no sertão da Bahia

Amadeu Cruz Campanati

Cidade igualitária
Antônio Conselheiro a fundou
Nunca será esquecida
Unido seu povo a defendeu
Destruída pela guerra
Olivro “Os Sertões” foi seu vingador
Seu povo foi lutador

Giovanni Braga Alves


Construída no sertão
Antônio Conselheiro foi quem a fundou
Numa fazenda abandonada foi criada
Uma cidade destruída pela guerra
Descrita por Euclides da Cunha
Opovo ali se organizava
Sertão, será sempre lembrado
Vitor Abrahim Guimarães Lontra