Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil


     Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Euclides da Cunha, comemoraram o dia nacional do livro infantil, 18 de abril, com uma oficina literária ministrada pela professora Fabiana, autora do livro “Era uma vez, Euclydes...”. O encontro aconteceu na Casa Euclides da Cunha, onde os alunos tiveram a oportunidade de estabelecer um contato mais próximo com elementos culturais próprios ao escritor cantagalense Euclydes da Cunha, personagem principal do livro em questão. A atividade integra o projeto de leitura desenvolvido pelas turmas do Ensino Fundamental do colégio.

     Os alunos foram recebidos pela autora para uma conversa informal sobre o livro, abordando aspectos relativos à biografia do escritor Euclides da Cunha, sua obra e o contexto histórico relacionado à mesma. Os alunos colocaram para a autora uma série de dúvidas e curiosidades surgidas a partir do trabalho desenvolvido em sala de aula, sob orientação da professora Thalita. Para que o encontro fosse conduzido de forma apropriada, a autora apresentou uma sequência de imagens relacionadas ao tema, a partir das quais a conversa desenvolveu-se de forma interativa. Os alunos também tiveram a oportunidade de participar de atividades envolvendo produção textual, além de participarem de uma visita ao museu da Casa Euclides da Cunha, guiada pela autora.

Nenhum comentário: